voltar



arte, cura e rituais

sobre a residência | práticas e conformações| interações

Os banhistas

de Amanda Erthal

Em OS BANHISTAS a artista Amanda Erthal, desenvolve uma série de práticas artísticas interativas que, servindo-se da tecnologia e dos meios de comunicação característicos do tempo em que vivemos, objetivam ressignificar um dos rituais mais comuns de nosso cotidiano: o banho. OS BANHISTAS têm como ponto de partida a conformação SABONETES SUBVERSIVOS, onde, após identificar a lógica fálica que se sobrepõem na sociedade ocidental contemporânea (através da supremacia do corpo masculino sobre o feminino), a artista se propõe a esculpir frases emancipatórias, tal qual “sinta o poder através das suas mãos” incitando um processo de autoconhecimento para insurreição e artesania de si. Cada SABONETE SUBVERSIVO, além das inscrições, traz consigo uma espécie de Manual de Instruções, que neste trabalho, devido a impossibilidade de distribuí-los fisicamente, será ativado pela artista como uma meditação guiada que conduzirá os rituais de banho. Desta forma, qualquer sabonete, objeto íntimo e presente em nosso cotidiano torna-se fonte de reflexões, e tem elevado o seu potencial de limpeza para um caráter de purificação de nossos corpos e nossas relações. Pois, para além dos conceitos de gênero, estamos vivos e habitamos esses corpos que não são uma totalidade, mas desejosos por sua própria natureza são indomáveis e querem se libertar! Você está convidado a entrar no banheiro da nossa casa e se banhar também!

Primeira Etapa: procurando os banhistas > neste momento a artista utiliza o Whatsapp para convidar de modo desavisado outros artistas coletivistas para a experiência do banho ritual e após informar tudo que será necessário aguarda o aceite.
Primeiro Banhista: Christian Paredes

Segunda Banhista: Jordana Coan

Segunda Etapa: a prática do banho ritual > após a confirmação do aceite, a artista agenda uma data e um horário com os banhista e através de uma chamada de vídeo pelo Whatsapp podem se conectar intimamente. A proposição é que ambos estejam sós nos banheiros de suas casas com seus sabonetes, podendo utilizar o espelho e o chuveiro, para realizar o banho ritual conduzido pela artista como forma de uma meditação guiada.


Terceira Etapa: o grande banho coletivo > caso você goste da nossa proposta e queira ritualizar junto conosco, a artista irá propor um grande banho coletivo. O ritual se realizará através do Google Meet, no dia 18/08/2020, às 11:00 hrs, para participar basta agendar a sua presença através do nosso grupo aberto do Whatsapp (cujo o link se encontra aqui na Plataforma). Se você ficar tímido, porém curioso, pode solicitar o PDF da meditação guiada para banho pelo mesmo grupo de Whatsapp. Fique à vontade e bom banho!

Acompanhe nosso grupo no Whatsapp