voltar



arte, cura e rituais

sobre a residência | práticas e conformações| interações

É preciso escoar

de Ana Bia

Um dos grandes artifícios do mundo ocidental/colonial é a ideia de separação entre humanos e a natureza, sendo ele o centro do universo. Dessa forma, tudo que o homem define como natureza é um recurso a ser explorado ao máximo, até a sua destruição. Os rios são grandes vítimas desse processo, no interior são implantadas barragens, mineradoras e hidrelétricas nos rios, matando seus peixes, trazendo escassez e pobreza às comunidades ribeirinhas e originárias, nas cidades os rios são poluídos, transformados em valões, cobertos por asfalto e esquecidos enquanto organismo. “É preciso escoar” é um mapa de rios com o intuito de trazer esses organismos “esquecidos” na sombra da colonialidade de volta à luz, ou melhor, voltar a escutar o que eles têm a nos dizer. Entender que rios são organismos vivos, seres que tem nome, historias, personalidade, e estão sendo mortos. Pensando nisso “É preciso escoar” convida a todos a construir um mapa interativo no google earth, em que as pessoas devem entrar e adicionar um rio ao qual ela se relaciona, que mora perto, que passa sempre por ele ou que têm alguma conexão, e também deixar um comentário que pode ser um relato, uma história ou algo que o rio te falou. É preciso voltar a nossa atenção para os rios, porque eles falam, nós é que não escutamos.

“É preciso voltar a nossa atenção para os rios, porque eles falam”, acredita a artista Ana Bia Oca, e, em uma tentativa de romper as barreiras erguidas pela industrialização entre humanos e natureza, ela nos convida para resgatar a memória do rio como organismo vivo - ao invés de recurso a ser explorado por hidrelétricas ou obstáculo a ser vencido com valões. “É Preciso Escoar” é um mapa colaborativo onde você pode registrar sua conexão com um rio que faz parte da sua vida e celebrá-los como seres que tem nome, histórias e personalidade. Siga o tutorial abaixo para saber como participar.

como participar

Acesse o mapa.
Entre pelo computador, você é redirecionado diretamente para o mapa. Caso tenha alguma dificuldade, mande mensagem para a artista através do Instagram (@anabiaoca).

1. Clique em “novo elemento”

2. Clique em “pesquisar local para adicionar”

3. Escreva o nome do rio na caixa de pesquisa, ou algum ponto de referência para encontrar o rio.

4. Clique no ícone indicado no canto esquerdo da tela para selecionar o ponto

5. Nomeie e clique em “editar lugar” para adicionar um comentário, um relato ou uma história

6. Escreva seu comentário na caixa de texto

7. Agora é só sair e seu rio estará salvo.