voltar



bianca araújo

Escrita Crônica surgiu em meados do meu período de quarentena numa tentativa (e também necessidade) de explorar conceitualmente o processo de isolamento social causado pela crise do Covid-19. Apesar de estarmos confinados em núcleos coletivos, a vivência desse 'estado de suspensão das certezas sustentadas até então' se faz de modo singular. Compartilhamos uma incerteza coletiva, mas o modo como cada um se (re)faz no tempo e, sobretudo, num mesmo espaço, habita uma dimensão íntima e sensível.

Surge, então, a questão: Como construir narrativas e registros em um processo que se faz de modo experimental, onde os acontecimentos assumem uma ordem cujo controle foge dos domínios humanos? Em torno disso, utilizo a escrita do texto padrão "Lorem ipsum" por dois fatores: 1. pelo seu caráter temporário e, sobretudo, arbitrário, relacionado ao âmbito algorítmico das máquinas; 2. pela sua utilização subversiva que, apesar de apresentar-se formalmente como texto, prioriza a esfera visual, quase numa relação de protocooperação.

A partir desse trabalho, procuro dar seguimento e investigar algumas questões relativas a minha pesquisa, tal com: a relação texto/imagem, a utilização da arte contemporânea para sugerir espaços/seres/acontecimentos híbridos, assim como produzir pensamentos e reflexões em torno da produção de subjetividades.

 

escrita crônica
série fotográfica, 2020